Você sabe o que é um loteamento? É essencial entender suas verdadeiras características antes da compra

dicas financial
29.09.2017 - 21:06

É muito comum as pessoas confundirem loteamento, loteamento fechado e condomínio fechado, porém são modalidades de moradia que, apesar de parecidas, possuem características particulares e distintas, inclusive de constituição jurídica, com legislações específicas. São empreendimentos que possuem concepções diferentes, mas a confusão pode surgir quando o loteamento é comercializado com aspectos de condomínio fechado, como a instalação de uma guarita e a oferta de espaços de lazer como no loteamento fechado.


Porém a diferença básica é que o loteamento, no ato da compra, se negocia apenas a área referente ao lote e os acessos ao empreendimento são de domínio público, enquanto que para ser condomínio precisa haver uma edificação vinculada a uma fração ideal do terreno do empreendimento que engloba a área de uso privativo e de uso comum, como acesso, área verde e espaço de lazer, e o acesso ao empreendimento é restrito aos condôminos. 


O Loteamento Fechado é um tipo de loteamento que depende de regulamentação municipal e que parece um condomínio em função do controle de acesso. Em geral, quando se lança um loteamento fechado, se constitui também uma associação entre os moradores que ali residem, a qual estabelece as regras de convivência e obrigações de cada morador, bem como a taxa de manutenção o que equivaleria à taxa de um condomínio.


Por isso é muito importante que antes de comprar um imóvel, você se informe sobre a modalidade de moradia, se é um condomínio fechado, loteamento ou loteamento fechado, além de verificar se o empreendimento está devidamente registrado do Cartório de Registro de Imóveis atendendo aos princípios legais.


Viu como não é tão difícil identificar os tipos de empreendimentos? Basta, antes de finalizar qualquer compra, você se certificar de que está prestes a adquirir o que realmente está buscando, procurando empresas empreendedoras que tenham bons antecedentes.


« Voltar