Quer refrescar sua casa alugada de um jeito econômico, e o melhor de tudo, dando um toque a mais na decoração? O ventilador de teto ainda não caiu no esquecimento e pode ser a alternativa que você busca para ter um lar arejado, sem precisar se preocupar com custos altos de instalação e manutenção, tanto quanto um ar-condicionado.
Há quem é contra, por não ser tão potente, mas o truque para quem opta pelos ventiladores, é abrir todas as janelas e ligar o ventilador no modo exaustor por um tempo. Assim, o ar quente vai para fora e o ar frio sobe para o ambiente ficar mais fresco.
Anotou a dica? Agora para conhecer um pouco mais sobre essa alternativa, bem como os cuidados com instalação e manutenção, as vantagens que pode proporcionar na sua saúde e de como escolher o melhor modelo para sua casa alugada e seu bolso, continue lendo este post.
De acordo com um estudo feito pela Enel, o consumo de energia de um ventilador não chega a 60% do valor de um aparelho de ar-condicionado. Outro segredo para economizar é prestar atenção em quantas hélices o ventilador possui, porque quanto maior a quantidade, maior será o gasto de energia.
Na hora de comprar também é legal conferir o rótulo. Por meio da etiqueta Procel você consegue saber qual a estimativa de consumo de energia, eficiência e vazão do ar do aparelho.
O ventilador de teto é uma ótima alternativa para quem tem problemas respiratórios, como por exemplo rinite, sinusite, bronquite, asma e alergias no geral. Além disso, esses aparelhos ajudam a espantar os insetos, inclusive em ambientes abertos, coisa que nem o ar-condicionado pode fazer.
Não compre um ventilador sem testar! Você precisa ficar atento ao barulho que ele faz quando está ligado. Os novos modelos são mais silenciosos e só possuem barulho quando não estão instalados corretamente, ou com peças soltas.
Agora os modelos vão ser de acordo com a área da sua casa que você quer instalar o aparelho. E não se esqueça que o ventilador também faz parte da decoração!
Se o seu ambiente possui móveis mais rústicos, você pode optar por ventiladores em palha, por exemplo. Mas se a decoração do ambiente for mais moderna, você pode optar por um aparelho que seja da mesma cor do teto, para não interferir tanto no ambiente, ou na cor que é mais predominante no espaço.
Se a decoração for mais no estilo industrial, você pode optar por materiais em metal, para dar um toque especial no ambiente. O importante na hora de escolher é olhar para cada espaço com carinho e visualizar o toque que falta e que pode ser facilmente resolvido com a escolha do ventilador certo para compor a decoração.
É de extrema importância fazer a instalação correta, principalmente em casa alugada. Verifique antes para saber se a superfície é sólida e que pode suportar a carga mínima de 25 quilos. E é claro, você deve aproveitar um lugar que já tenha um ponto de luz ligado ao interruptor, mesmo que atualmente até os ventiladores possuem controle remoto.
Também é preciso de atentar para a instalação segura: altura m´nima de distância em relação ao chão, do teto e das paredes. Para isso, contrate um eletricista de confiança, que vá fazer o trabalho correto.
O período ideal para manutenção é de seis em seis meses, mas se ele apresentar barulho excessivo ou alta temperatura no motor, é sinal que precisa de manutenção. E para evitar maiores problemas, é preciso limpar sempre as pás com um pano úmido para retirar a poeira que fica - aqui, sua saúde também agradece!
Gostou dessa alternativa econômica para a sua casa alugada? Fique de olho na nossa página de dicas para ter uma vida melhor.