Saiba o que levar em consideração antes de mudar para outra cidade

Saiba-o-que-levar-em-consideracao-antes-de-mudar-para-outra-cidade
26.02.2019 - 16:20

 

Normalmente a mudança de cidade acontece quando surge uma oportunidade de emprego em outro lugar. Digamos que esse seja seu caso, você fez uma entrevista em uma empresa que fica em outro município e é chamado para trabalhar. Pela sua situação topa o novo desafio, mas e agora como agir com os trâmites? Fique tranquilo que lhe daremos algumas dicas.

 

Pesquise sobre a cidade

O primeiro passo é buscar informações sobre a nova cidade que irá morar. Se for uma cidade grande, veja os lugares mais acessíveis, pesquise o bairro de onde fica a empresa. Veja fotos da cidade, os mercados, restaurantes, etc, para analisar se algumas coisas que você fazia ou lugares que frequentava existem no novo lar. Saber sobre a segurança de onde irá morar também é importante.

 

Encontre uma moradia

Pesquise sobre aluguel de imóveis, veja se compensa alugar algo já mobiliado para não ter aquela dor de cabeça com mudança; ou se você pretende voltar para sua cidade e tem um imóvel próprio, às vezes não compensa desfazer das coisas materiais. Para maior comodidade veja uma casa ou apartamento perto do serviço, principalmente se a mudança for para uma cidade muito grande, como São Paulo. Baseie os preços de acordo com o salário que irá receber, assim não passará sufoco, por isso coloque tudo na ponta do lápis antes de fechar um contrato de aluguel.

 

As viagens

Um ponto importante a ser pensado são as viagens mais constantes que irá fazer, principalmente se for muito ligado aos familiares e amigos. Considere que você precisará viajar mais para estar perto dessas pessoas, por isso coloque isso no planejamento financeiro.

 

Cuide do seu emocional

Muitas pessoas pensam que uma mudança para outro lugar causa apenas um desgaste físico, e é aí que se enganam. O emocional é muito afetado nesse processo, pense que você terá um novo emprego, uma nova vida, uma nova rotina em uma cidade desconhecida, o estresse vem como consequência e em algumas vezes ele será maior e a vontade de largar tudo e voltar para o seu conforto vai aparecer.


Nas épocas festivas é quando mais irá sentir falta do lugarzinho de onde veio, passar os aniversários longe, perder alguns momentos, a saudade vai crescendo e isso afeta diretamente o emocional. Por esse motivo é muito importante cuidar da mente e antes de tomar essa decisão tenha certeza que seu psicológico está preparado para lidar com tudo isso.


Uma dica é investir na terapia antes de se mudar e continuar a fazer depois que já se alocar no novo lar. Os problemas irão aparecer, mas pessoas boas podem surgir também nesse processo, o que ameniza um pouco a saudade de casa. Quem tem amigos, tem tudo, não é mesmo?!

 

Tenha um objetivo

Uma dica importante é: não mude radicalmente sua vida se você não tem um objetivo traçado. Se planeje, caso pense em voltar para a antiga cidade, coloque no papel quando espera voltar, crie um plano para fazer com esse novo processo na sua vida seja confortável. Se pretende ficar, busque saber o que é preciso para dar certo, se abra as novas possibilidades e não adie os sonhos ou objetivos. Meta é o que nos mantêm otimistas.


« Voltar