Por que é essencial contratar uma imobiliária para alugar seu imóvel?

alugar um imóvel
20.11.2017 - 10:00

É uma decisão comum, ao colocar um imóvel para alugar, o proprietário dispensar o serviço de uma imobiliária e fazer tudo por conta própria. Mais comum ainda é a procura pelas imobiliárias quando os proprietários se frustraram de alguma forma com a locação particular. Os problemas mais recorrentes são os atrasos no recebimento do aluguel e inadimplências no pagamento do condomínio. Pode até parecer vantajoso cuidar pessoalmente das negociações mas, a contratação de uma empresa especializada não só facilita o processo de locação, como também garante uma negociação mais segura para ambas as partes.

Outro ponto positivo a favor das imobiliárias é a questão das estratégias de divulgação. Você como proprietário, com certeza, é quem mais conhece o imóvel mas a empresa é a especialista no mercado. Só uma imobiliária sabe o que os clientes buscam e como traçar o melhor e mais eficiente plano para concretizar a locação. Sem contar que por falta de experiência e conhecimento do mercado você pode estipular valores que não são adequados e acabar ficando no prejuízo.

E como em qualquer tipo de negociação, existem as exigências burocráticas. No caso do aluguel qualquer tipo de problema com documentação pode significar prejuízos. Por isso o amparo judicial proporcionado pela imobiliária evita dores de cabeça, ao te instruir e guiar por todas as etapas. O que passa uma sensação maior de segurança e proporciona mais tranquilidade. As imobiliárias também garantem sua privacidade, já que não precisará informar seus dados pessoais aos interessados pelo imóvel. Todo processo é intermediado por profissionais.

Ainda dentro das questões burocráticas está algo que pode dar muita preocupação aos proprietários: a vistoria do imóvel. O processo deve ser feito antes da entrega do imóvel e no momento do encerramento do contrato. Um profissional irá avaliar e atestar se o que está sendo negociado em contrato realmente condiz com a realidade do imóvel. Pela experiência, as imobiliárias já conhecem os profissionais capacitados e podem intermediar todo esse processo sem que você tenha que se envolver diretamente.

Para escolher a imobiliária certa, basta pesquisar!

Uma empresa de confiança é credenciada pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Apenas com essa certificação é possível qualquer negociação, tanto de compra, venda ou aluguel de imóveis.  

Constatando esse requisito básico, procure por pessoas que fizeram negócio com a empresa para saber se correu tudo bem, se a empresa deu suporte a tudo que precisavam. Esse tipo de informação é importante para te dar mais segurança ao escolher a empresa, e consequentemente, ter mais certeza de que os negócios terão êxito.


« Voltar