O que você precisa saber para cultivar flores em casa?!

planta
04.10.2018 - 19:16

Estamos à véspera de uma das estações mais lindas e coloridas do ano: a primavera! Assim como as ruas ficam coloridas e alegres com a chegada dessa nova estação também podemos deixar nossa casa com a alegria e o ar natural que as flores proporcionam.

 

De várias cores, tamanhos e espécies é possível deixar tanto o ambiente externo quanto o interno da sua casa lindo e cheio de vida com as flores e, para te ajudar nessa tarefa vamos dar diversas dicas de como cuidar de suas flores e, não deixe de ler até o final, pois, separamos uma dica master para você!


  • LUMINOSIDADE

Esse é um dos fatores de extrema importância para a saúde das flores e, para que elas se desenvolvam é preciso que os raios cheguem até elas por algumas horas durante o dia independente do horário (manhã ou tarde).

O sol é necessário, porém, seu excesso pode prejudicar a planta, por isso, é bom se certificar que o lugar que você está escolhendo para colocar suas flores, é o certo. Caso você começou a ler sobre luminosidade e já ficou preocupado, pois, mora em um apartamento ou casa em que os raios solares não chegam já pode ir se tranquilizando, há no mercado algumas espécies que sobrevivem e dão flores mesmo com apenas sombra ao seu redor.

As bromélias e as orquídeas de vaso são duas opções lindas e que sobrevivem muito bem a sombra, assim como todas as outras plantas estas precisam de cuidados específicos, mas, a falta de sol não é um empecilho.


  • ÁGUA

A água é outro fator importante não só para as flores, mas, para todas as plantas, porém, a água é algo que precisa ser moderado, tanto seu excesso quanto sua escassez pode prejudicar a vida da sua bela flor.

Muitas pessoas indicam regar suas flores duas vezes na semana, mas, como estamos falando de uma estação mais quente é preciso se atentar se esse tanto será o suficiente. É importante observar o tamanho do vaso, alguns permitem que a água fique por mais tempo outros já faz com que a água suma em poucas horas.

Para que não haja dúvidas na hora de cuidar das suas flores não se esqueça de perguntar ao florista se a planta gosta ou não de água e o tanto correto que você deve regar a cada dia.


  • VENTO

As flores no ambiente externo dão um ar muito convidativo além de deixar o ambiente muito mais colorido, mas, é preciso tomar cuidado com alguns fatores como, por exemplo, o vento.

O vento é um fator que não dá para ser controlado, por isso, é importante que você escolha um vaso resistente as rajadas de vento forte como os de concreto. Opte também por plantas mais resistentes como as palmeiras ou até mesmo os cactos.

Agora que você já sabe um pouco mais de como cuidar das suas flores é hora de descobrir quais podem ficar dentro de casa e embelezar todo o ambiente.


  • FLORES DE VASO

As flores de vaso é uma das flores mais lindas para se manter dentro de casa, isso porque suas cores são vibrantes e você pode fazer combinações lindas com o resto da decoração, porém, estas também são as mais difíceis de serem cuidadas e mantidas vivas com belas flores, tornando muitas vezes uma espécie não indicada.

A maior parte das vezes as flores de vaso são criadas dentro de estufas onde recebem adubação, sol e água na quantidade certa e diversos outros cuidados que apenas esse tipo de lugar oferece. Quando a flor vai para sua casa é preciso que você tenha cuidados específicos, estes que podem custar seu tempo e um valor muito maior e, é por isso, que elas dificilmente darão flores novamente e sua vida durará poucas semanas.


  • FLORES PARA CADA AMBIENTE DA CASA

Cada cantinho da casa possui um ar diferente, uns são mais úmidos, outros mais secos, outros mais claros, cada um com seu jeito e sua personalidade. É possível encontrar a flor certa e que se adapte a cada canto da casa, quer ver?

  • Para o banheiro: Isso mesmo, é possível ter flores lindas e perfumadas dentro do seu banheiro! O antúrio e o lírio-da-paz são opções que irão resistir e se adaptar muito bem a umidade e ao calor do banheiro basta ter uma boa iluminação e uma boa circulação de ar.

  • Para a cozinha: As violetas, begônias e flores-de-maio são ótimas opções para o ambiente da cozinha, elas podem ficar perto de uma janela para que recebam ar mas, sem sol direto.

  • Para o quarto: As flores são muito bem-vindas nos quartos e proporcionam um ar natural e lindo ao ambiente. Para esse local as orquídeas são as mais recomendadas desde que estas consigam receber pelo menos duas horas de sol diariamente.

  • Para a sala: Nesse ambiente a orquídea mais uma vez é a indicada, junto dela você pode apostar em bromélias de sombra que não exigirão as horas de sol que a orquídea exige para dar belas flores.

Por fim, mas, não menos importante é hora da dica master! Muitas pessoas amam flores não só em vasos ou em algum canto da casa, mas sim, na decoração, por isso, os arranjos são ótimas e belas opções para fazer e complementar seu ambiente.


Para fazer bons arranjos não é necessário algo mirabolante, basta usar sua criatividade junto a alguns elementos que você já tem em casa como, por exemplo, taças, jarros e copos misturado com flores de diversas cores e tamanhos, sem dúvidas ficará lindo! Você também pode investir em flores na parede dando assim mais cor e destaque naquela parede da casa que está meio apagada, solte a imaginação e deixe seus arranjos perfeitos.


Esperamos que você tenha gostado das dicas e que adapte elas trazendo as flores para sua casa e dando mais vida a todo seu ambiente familiar, não esqueça de nos deixar um comentário dizendo se gostou de tudo que contamos aqui, beijos.



« Voltar