O que pode ser feito para renovar sua casa ou apartamento alugados?

renovar casa
31.03.2017 - 10:00

O que fazer quando bate aquela vontade de reformar a casa ou apartamento, mas o imóvel é alugado? Para que não haja problemas ao fazer as mudanças na sua casa ou apartamento, é fundamental saber o que pode e o que não pode fazer antes de qualquer coisa.

Verifique o contrato antes, faça a solicitação por escrito detalhando tudo o que deseja fazer e negocie as melhorias que podem ser descontadas do aluguel com a administradora ou com o proprietário, conforme o caso. Para que tudo fique esclarecido, faça tudo por escrito, deixando claro o que poderá permanecer ou ser retirado. Via de regra o imóvel tem que ser entregue exatamente como recebeu.


Pense em uma mudança que altere pouco a casa, sem mexer na estrutura e que traga renovação para o lugar. Evite obras que possam dar problemas ou que tenham um alto gasto para voltar ao original e não faça nada que não esteja autorizado.


A dica aqui é experimentar! Pintar as paredes é uma sugestão que pode ser facilmente colocada em prática e é o tipo de mudança que dá a sensação de casa nova. Mais uma possibilidade para dar uma cara nova ao imóvel é a fixação de papel de parede e adesivos. Essas mudanças deixam a casa mais com o perfil do locatário.


Outra ideia é revestir as paredes com espelhos, o que dá a impressão de ampliação ao cômodo. Eles podem ser colados na parede, emoldurados e apoiados ou fixos com botões, que são mais fáceis de serem retirados, ao contrário dos colados.


Revestir os móveis também é uma opção, use tinta spray, adesivos e tecidos para dar uma vida nova a móveis antigos. Fixe quadros e prateleiras com fita adesiva ou prendedores adesivos sem furar a parede e com mais praticidade, mas se preferir furar vai precisar reparar depois, tapando os buracos e refazendo a pintura.


Plantas também ajudam a mudar o ambiente. Ter um espaço destinado às plantas é algo moderno e fácil de manter. Use uma parede para fixar vasos de plantas em um aramado, coloque samambaias, lírios, orquídeas, as plantas que mais te lhe agradam.


Mais uma dica é trocar as torneiras antigas por modelos mais modernos, colocar duchas no lugar dos chuveiros comuns e até trocar os lustres ao seu gosto. Na hora de entregar o imóvel, basta reinstalar os originais.


Lembre-se que o custo é por sua conta e o proprietário não é obrigado a aceitar as mudanças propostas.


« Voltar