Integração de ambientes: vale a pena?

apto integrado
26.02.2018 - 18:51

Cada vez mais os empreendimentos estão investindo em metragens menores nos apartamentos. Nesse cenário surge também a tendência da integração dos ambientes, saída encontrada para dar maior sensação de conforto e amplitude. Para quem gosta de receber visitas em casa, integrar os ambientes garante mais liberdade aos moradores. Já que as atividades poderão ser feitas sem precisar que as visitas se desloquem de um lugar a outro na casa.

Em alguns casos integrar os ambientes requer uma obra, por isso é preciso que um profissional avalie a situação. Na maioria dos casos esse tipo de técnica pode ser feita apenas usando os móveis e acessórios do próprio apartamento.

Primeiro passo

Para alguns apartamentos a solução é derrubar as paredes, mas é preciso cuidado. É preciso avaliar quais podem ser derrubadas, já que a maioria das edificações é construída em concreto armado. Essa estrutura forma um esqueleto de lajes, colunas e vigas que são responsáveis pela sustentação e distribuição do peso do imóvel.

Normalmente são as paredes de fechamento e vedação que podem ser mais facilmente removidas, mas como dissemos tudo depende da avaliação de um profissional. De acordo com o Ibape (Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias de Engenharia), o modo mais seguro é que as paredes sejam removidas por partes, para que o engenheiro vá avaliando o comportamento da construção.

Integrar sala e cozinha

Você precisa ter em mente que integrar esses dois ambientes é sinônimo de manter a organização. Mas se no seu caso a cozinha é um local de muito movimento, pode não ser muito interessante uni-la com a sala.

Sala e quarto

Já esse tipo de integração são apostas menos arriscadas quando falamos em obra. O projeto e a execução são mais simples, dando até a possibilidade de inserção de um home office no quarto.

Utilizando móveis

Assim como os móveis podem dividir os ambientes eles podem integrar, confira alguns exemplos:

Aparadores

As pessoas tem o costume de encostar o sofá na parede mas em ambientes integrados não é possível fazer isso. E os aparadores tem a função de esconder as costas dos sofás e também de serem divisores de ambientes, com vasos de flores e porta retratos compondo a decoração.

Bancadas

Utilizadas para criar uma divisão simples e sutil entre a cozinha e a sala de jantar, além de serem muito funcionais. Você pode usar como apoio para fazer refeições e servir bebidas.

A iluminação também é um ponto importante, e para valorizar a decoração ela deve seguir a mesma linha em todos os ambientes que estarão integrados. Assim como utilizar o mesmo piso também dá a sensação que o espaço é maior.

Vantagens

Um dos pontos positivos da integração dos espaços é, com certeza, a sensação de amplitude. Esse conceito economiza recursos, já que a mobília e outros acessórios são otimizados, sendo utilizados menos peças do que normalmente se usa em ambientes separados.  


« Voltar