Imobiliária x Locação Particular: Qual melhor forma de alugar seu imóvel?

Contratar uma imobiliária
03.02.2017 - 10:00


Imagine o seguinte cenário: Você coloca uma placa de "aluga-se" no seu imóvel e realmente o aluga, com total responsabilidade sobre a cobrança do pagamento do inquilino, vistoria, correção de contrato, entre outros. O leque de situações ruins que podem acontecer é bem grande se alguns detalhes técnicos e jurídicos não forem levados em consideração.


Quem opta por não contratar uma imobiliária precisa saber que poderá correr  muitos riscos caso não haja uma boa análise de cadastro do inquilino (o que pode acontecer com qualquer um), como dificuldade em receber o pagamento, depredação do imóvel, reformas sem o seu consentimento, inadimplências nas contas de água, luz, condomínio, entre outras.


Além disso, normalmente em negociações particulares, geralmente os contratos são feitos de maneira mais simplificada, sem alguns cuidados técnicos com as garantias necessárias, e em alguns casos os contratos são "de boca", ou seja, não são por escrito.


A vantagem de se contratar uma imobiliária é poder contar com alguém que vai trabalhar para que todos os pagamentos estejam em dia, além de fazer o intermédio entre você e o inquilino, sem você precisar ficar ligando. Outra vantagem é que as imobiliárias possuem vasta experiência em formalizar contratos de aluguel e tem assessoria jurídica para os casos de acionar a Justiça e as autoridades caso seja necessário.


Outra imensa vantagem das imobiliárias tem a ver com o alcance de sua propaganda. Com ampla divulgação do imóvel em sites e jornais, além da empresa já contar com clientes cadastrados que são potenciais candidatos, muitas vezes a empresa consegue fazer seu imóvel girar mais rápido, sem que você tenha que se preocupar com mais nada, com comodidade e segurança. E sem ter que intermediar.


Se você ainda tem dúvidas sobre o que é melhor para você: locação particular ou buscar uma imobiliária, converse com uma imobiliária, e com pessoas que tenham feito a locação sozinhos e veja os problemas e as vantagens de cada um. É muito melhor conversar com alguém com experiência para que você esteja preparado para decidir.


« Voltar