Iluminação natural: sua casa mais viva, fresca e ampla

iluminacao-natural-1
25.03.2019 - 13:00

 

Aproveitar a luz do dia para sua casa é sempre uma vantagem, ainda mais se você tiver inspirações de decoração para usufruir desta maravilha natural.

 

Além de deixar seu ambiente mais bonito, aconchegante e acolhedor, aproveitar a luz solar ainda ajuda na preservação do meio ambiente, com a redução do consumo de energia elétrica, por exemplo.

 

Mas nem todos os imóveis possuem uma posição solar privilegiada. Mesmo assim, existem alguns truques que você pode usar na construção da sua casa, ou até mesmo na decoração para melhorar a entrada e incidência dos raios solares dentro da sua residência.

 

Confira as dicas que nós da Financial Imobiliária separamos para você ter uma vida melhor usando a iluminação natural a seu favor.

 

Janelas ou portas grandes de vidro

 

É uma ótima alternativa para aproveitar a iluminação externa, sem precisar de enormes reformas.

 

A solução é eficaz, além de trazer modernidade para o espaço. Mesmo assim, tome cuidado para manter a privacidade da sua casa. Veja se o uso de janelas e portas de vidro se aplicam no projeto ideal para você e sua família.

 

Uma dica para manter a privacidade, além de controlar a incidência dos raios solares em dias mais quentes é usar cortinas apropriadas, para que a luz natural não atrapalhe a funcionalidade dos cômodos.

 

Claraboias

ilumicacao-natural

 

Essas aberturas planejadas estão em alta nos projetos de decoração. Afinal é um jeito diferente de permitir a iluminação natural nos ambientes internos, e é claro, de uma forma mais sofisticada.

 

Geralmente as claraboias são instaladas em corredores, hall de entradas e cômodos que não possuem janela, permitindo a livre circulação do ar e da luz. Elas também são recomendadas nas áreas centrais da casa, como por exemplo corredores, locais de maior convivência - sala e cozinha - ou até mesmo de passagem.

 

Há diversos modelos de claraboias disponíveis no mercado, cada um com um objetivo diferente para o seu cômodo. Podendo ser feitos nos materiais de vidro, acrílico, policarbonato-aerogel e lexan.

 

Modelos de claraboias que podemos destacar

 

  • Comum

Com o seu material semitransparente instalado no teto, permite a entrada direta da luz.

 

  • Cúpula

Para quem quer sair do óbvio, os modelos esféricos de formato abobadado são uma ótima pedida para transformar totalmente o seu espaço.

 

  • Tubular

 

Esse modelo usa a reflexão da luz e permite que a iluminação seja levada pelos dutos até 50 metros do seu ponto de instalação.

 

  • Shed

 

Esse modelo é instalado no telhado, como se fossem ‘dentes’, o que permite a entrada da luz solar e da circulação de ar. Por isso, para quem optar por essa opção precisa de uma estruturação mais detalhada da cobertura da residência, além de uma orientação correta para que o sol e o vento sejam totalmente aproveitados.

 

  • Lanternin

 

A partir de um trecho mais alto do que a cobertura da sua casa, o ar é constantemente trocado - o ar quente sobe e o ar frio desce.

 

  • Átrio

São aberturas na cobertura, podendo ser cobertas ou não.



Para evitar problemas futuros no interior da sua casa, a dica é contratar profissionais capacitados para realizar o projeto, confeccionar as claraboias, bem como instalá-las de forma adequada.

 

Jardim de inverno

ilumicacao-natural

 

Para quem não pode apostar em janelas e portas de vidro, uma saída é optar por jardins de inverno.

 

Em projetos de construção ou até mesmo em reformas mais elaboradas, apostar nesses jardins é permitir ter uma caixa de luz dentro de casa.

 

As paredes de vidro e as janelas no teto deixam entrar a luz natural, além de trazer o verde para dentro de casa, permitindo a sensação de aconchego e relaxamento.



Brise/Pergolado/Persianas

 

Se você está com medo, mas mesmo assim quer apostar bastante nas janelas no teto, você pode controlar os raios solares instalando brises, pergolados e até mesmo persianas para conseguir bloquear a luz quando necessário.



Otimize ambientes derrubando paredes

 

Espaços que tem várias paredes para dividir os cômodos dão sensação de serem mais apertados e inclusive mais escuros. Uma alternativa para amenizar isso é derrubar o máximo possível de paredes, para que os ambientes fiquem integrados e a luz passe sem obstáculos.

 

Com um bom projeto de design de interiores, os seus ambientes serão otimizados de forma útil. Verifique com o profissional de sua confiança para que a luz natural faça parte dos ambientes da sua residência, para que o projeto seja adaptado para isso.

 

Dicas extras para ter ainda mais luz natural na sua residência

 

Para quem está morando em uma casa alugada ou quer economizar dinheiro e ter soluções mais práticas a fim de deixar a luz natural entrar nos cômodos, também separamos algumas opções na decoração que são simples, mas eficazes.

 

Espelhos e superfícies brilhantes/refletoras

 

Adote esses objetos nos espaços em que você quer aumentar a incidência de luz solar.

 

As superfícies refletoras, como por exemplo móveis de madeira lacada ou com materiais brilhantes, ajudam a distribuir luz natural que entra no ambiente.

 

Além disso, aposte nos acessórios decorativos pratas e dourados. Outra dica interessante, e que nunca falha, é a instalação de espelhos no cômodo. São interessantes não apenas para refletir a luz, mas serve para dar impressão de amplitude no ambiente, mesmo que ele seja pequeno.

 

Cores claras

 

O bom e velho truque de apostar no branco e cores claras, não apenas nas paredes ou no piso. Use e abuse nos móveis e objetos de decoração.

 

Ambientes monocromáticos ajudam a aumentar a luz natural disponível no espaço e também dão sensação de serem maiores do que realmente são.

 

Posição dos móveis

 

Por último e não menos importante, disponha os seus móveis de maneira correta. Além de melhorar a funcionalidade do espaço vai melhorar a incidência de luz.

 

Vale lembrar que é importante evitar o bloqueio de janelas ou passagens de luz com os móveis. Além disso, opte por uma mobília vibrante e que componham melhor o ambiente.

 

Pense como você pode melhorar a posição de cada item no seu espaço. E se precisar de uma ajudinha, não deixe de pedir a opinião de um especialista.



Gostou de como aumentar a luz natural na sua casa? Fique de olho em nossas dicas como essa para ter uma vida melhor.


« Voltar