Descubra como combinar quadros na decoração da sua casa

quadros 2
03.03.2020 - 15:31

Está na hora de dar adeus às paredes vazias e monótonas e abrir espaço para combinações charmosas de quadros. Eles são grandes aliados na decoração de qualquer imóvel e são capazes de valorizar qualquer local, além de refletir o estilo e personalidade dos moradores. 

Do clássico ao moderno, de paisagens à combinações geométricas, são infinitas opções! Neste post vamos te dar dicas de como usar e abusar dos quadros na sua decoração. Vamos lá?! 

Quadros na parede

Antes de entrarmos no assunto das composições e estilo, devemos abordar a questão da posição dos quadros. Antes de pendurá-lo da parede, verifique a altura! Ele deve estar sempre na altura dos olhos, cerca de 1,6m do piso ao centro da peça. 

Se a parede onde você irá pendurar também tem um sofá, você deve deixar pelo menos 25cm de espaço entre o quadro e o móvel. E se você preza pela simetria, centralize a peça em relação ao sofá. 

Peças pequenas

Para os quadros pequenos, a nossa dica é montar uma composição que preencha um bom espaço da parede. Esse tipo de arranjo dá um efeito visual interessante de plano único. Para não errar considere os seguintes pontos chave: 

  • Estampas e cores que combinem entre si;

  • Escolha tamanhos diferentes de quadros;

  • Mantenha a mesma moldura, seja em cor ou espessura;

  • Também mantenha o mesmo tema ou estilo (geométrico, paisagem, natureza, etc) 

composição

Antes de já sair furando as paredes, lembre-se de se certificar se há instalação hidráulica na parede que você pretende furar. E depois você pode simular a posição dos quadros, usando moldes de papel para ter uma noção mais clara de como irá ficar a composição. 

Cômodos 

Agora vamos falar um pouco sobre onde você pode colocar os quadros pela sua casa. 

Escadas: Se forem colocados nesse local, os quadros devem seguir o alinhamento dos degraus;

Corredor: O indicado são quadros menores, já que nesse lugar as pessoas irão vê-los mais de perto;

Sala de jantar: Não existe regra quanto ao tema dos quadros, o mais aconselhado é que sejam peças grandes;

Sala de estar: Hora de mostrar a sua personalidade, pois esse é o local onde normalmente as pessoas irão se reunir na sua casa. Escolha peças que combinem com o restante da decoração, sem restrição de tamanhos ou temas! Use a criatividade;

Quarto: Por ser um ambiente mais íntimo, você não precisa, necessariamente, seguir o mesmo estilo de decoração do restante da casa.  Basta seguir a altura mínima de 1,60 do chão, 60cm da cama ou 20cm da cabeceira. Uma dica é fazer a composição de diversos quadros com tamanhos diferentes. 

Cuidados 

Para finalizar, algumas dicas de cuidados com os quadros para que você os mantenha sempre na melhor condição. Confira: 

Sol: Ele pode causar rachaduras na tinta, marcas e manchas. Tome cuidado onde você os posiciona, para que esse problema não ocorra;

Marcas: Para que os quadros não marquem as paredes, coloque pedaços de cortiça no verso e nas extremidades;

Limpeza: Não use produtos como álcool ou água, sempre opte por um pano macio para remover a poeira;

Atenção às paredes: Mofo e infiltrações danificam os quadros, fique atento!

Para fechar, não se esqueça de sempre verificar - caso você more de aluguel, se há a possibilidade de furar as paredes, para que você não tenha problemas! Se gostou das nossas dicas, comente e compartilhe, até a próxima.


« Voltar


Importante: Este site faz uso de cookies para oferecer a melhor experiência para seus visitantes.