Como você pode aplicar o estilo nórdico na sua decoração

design-nordico-nat-landeiro-4
04.04.2018 - 14:35

O foco da arquitetura nórdica é a simplicidade, justamente por nos remeter à uma época específica onde era preciso valorizar os recursos naturais, conforto e funcionalidade dos cômodos. Os primeiros profissionais a aplicar a influência nórdica foram os arquitetos Arne Jacobsen, Alvar Aalto e Eero Saarinen na segunda metade do séc XX. Além de projetarem edifícios eles também desenvolveram peças de mobiliário com o design nórdico.

 

A partir daí o estilo começou a se popularizar e chegou até o Brasil, propondo pequenas mudanças na decoração para que o clima nórdico possa ser aproveitado da melhor forma possível. Agora vamos dar alguns exemplos de como trazer esse estilo para o seu lar, vamos lá?!

Proposta

Como havíamos dito, os ambientes que tem o nórdico como inspiração priorizam a simplicidade e praticidade, quase como um visual minimalista. Tudo é pensado para trazer conforto e intimidade para o seu lar.

Cores neutras

Os países nórdicos passam por períodos em que a luz natural é um pouco escassa, portanto é preciso que as construções sejam pintadas de cores neutras e assim ajudar a iluminar os ambientes internos.

 

O visual monocromático engloba as cores mais discretas, como cinza, bege, gelo, azul-turquesa e verde. Se você gostar de tons mais vibrantes pode deixar como pontos na decoração em objetos pequenos.

Madeira

Dentro do estilo nórdico a madeira é amplamente utilizada, pode ser nos móveis, pisos, forros e revestimento das paredes. E seguindo a linha clean, é indicado a utilização de madeiras claras. Bons exemplos são o pinho, carvalho e acre.

Luz

A iluminação artificial é utilizada principalmente para deixar os ambientes aconchegantes durante a noite, já que durante o dia são usados várias estratégias para aproveitar ao máximo a luz natural. Pode-se utilizar grandes aberturas em vidro permitindo que a luz entre mais facilmente e no período noturno usar luminárias e até velas.

Decoração

Agora vamos falar de alguns elementos decorativos que remetem a arquitetura nórdica e que vão deixar a sua casa ou apartamento totalmente repaginados.

Tecidos

Como nas regiões nórdicas o clima é mais frio, os tecidos são mais utilizados em tapetes, edredons e mantas grossas, que podem ser colocadas no mobiliário. Já no Brasil, como o clima é mais quente, esse detalhe pode ficar restrito às cortinas, toalhas e almofadas.

Luminárias

A iluminação deve ter um tom amarelado para trazer conforto e aquecimento visual aos ambientes. Por isso as luminárias de todos os tipos são muito bem vindas. Ao pensar nesses pontos de luz, deixe de lado a centralização das lâmpadas dos cômodos. Aposte em dispor abajures, arandelas e velas em locais estratégicos que criem uma iluminação mais indireta.

Objetos

Como já citamos, o minimalismo é a chave do estilo nórdico. É importante que o mínimo possível esteja à mostra, e você pode apostar em seus objetos pessoais. Escolhendo peças que tenham esse valor sentimental, como painéis de fotografias, quadros, esculturas, é possível trazer ainda mais aconchego ao ambiente.  

Vintage x moderno

A fusão entre peças antigas e mais modernas são uma boa escolha, pois essa união remete ao desapego proposto pelo estilo nórdico. A ideia é reaproveitar móveis antigos em madeira, ferro e com acabamento em linhas retas.

 

Viu como o estilo nórdico não é tão difícil de ser utilizado na decoração? Basta um pouco de criatividade, pois a internet está cheia de inspirações. Aproveite para dar uma repaginada na decoração do seu apartamento alugado ou na sua casa. Com certeza você não irá se arrepender!


« Voltar