Aprenda a fazer um mini jardim de suculentas

suculenta
02.11.2019 - 15:09

A falta de espaço para cultivar plantas é uma reclamação comum de quem mora em apartamentos e, existem muitas formas de driblar esta situação se realmente quer investir em plantas para decorar o seu imóvel: ter um mini jardim de suculentas!

 

Esse pequeno jardim pode ser montado utilizando vários tipos de vasos, jardineiras e até utensílios domésticos. No post de hoje vamos dar algumas dicas sobre modelos e como montar esse tipo de jardim na sua casa ou apartamento. Confira e inspire-se!

 

Mini jardim de suculentas 

As suculentas são uma boa opção, pois são plantas que duram bastante e não necessitam de muita manutenção, apenas algumas horas de sol. Aposte na diversidade de formas na hora de montar o seu jardim, combinando diferentes formas e cores. 

 

O mini jardim de suculentas pode ser montado no quarto, banheiro, sala de estar e varanda. Nossa dica é escolher os potes e vasos de vidro transparente, por serem elementos neutros e que combinam com qualquer estilo de decoração. 

 

Passo a passo de como montar o seu mini jardim

Aqui vão algumas dicas de como montar o seu mini jardim de suculentas de acordo com Babi Vieira, jardineira e artesã dona de Os mini mundos.  

 

Para os materiais você irá precisar de vasos, que podem ser de vidro ou cerâmica. Mas como já falamos aqui, você também pode utilizar utensílios domésticos como embalagens de vidro vazias e latas para colocar as plantas.

 

Para o substrato você irá precisar de terra vegetal, areia e perlita. E para a decoração use pedriscos, cascalhos e peças decorativas como bonecos de cerâmica ou conchas do mar. 

 

  1. Para começar, lave o recipiente onde irá plantar suas suculentas e seque bem;

  2. Se ele não for um vaso furado, faça buracos no fundo para que não haja acúmulo e água no fundo; 

  3. Coloque os cascalhos no fundo para a água drenada pela terra possa ser absorvida;

  4. Adicione uma pequena porção de terra para acomodar a planta;

  5. Encaixe a planta e complete com a terra, vá apertando ao redor. Decore como preferir e pronto! Seu jardim está finalizado. 

 

Encontrando o melhor lugar para o seu jardim 

Como nós falamos, as suculentas são plantas que não exigem muito cuidados. Não há necessidade de mudar de lugar muitas vezes, podem ficar no sol, à meia luz ou longe de janelas. 

 

Lugares como mesas de centro, racks, estantes, balcões e varandas, são boas opções para colocar o seu mini jardim. Mas é importante lembrar de evitar o excesso de umidade

 e fazer a rega pelo menos duas vezes por mês em períodos secos. Durante o verão, você pode regar apenas uma vez por semana.


« Voltar