Alugue sua casa sem um fiador

aluguel sem fiador
25.08.2016 - 17:45

Várias pessoas têm dificuldade na hora de alugar um imóvel quando vêm que precisam oferecer garantias ao proprietário. Por isso uma escolha considerada segura e sem custos é o fiador: uma pessoa dona de pelo menos dois imóveis na mesma cidade e que possa assumir a dívida caso o locatário não pague o que deve.


Mas essa alternativa nem sempre contempla a maioria da população que ainda mora de aluguel, ou que quer alugar. Por isso a Financial te dá dicas de como alugar seu imóvel com outros tipos de garantia que ela trabalha, sem precisar de um fiador. 


Título de Capitalização 


Uma ótima opção para alugar sem a necessidade de um fiador é utilizar os títulos de capitalização. Um título de capitalização é um mecanismo utilizado por muitas empresas para realização de sorteios e promoções, mas também é o custeamento de um produto, onde parte dos pagamentos são utilizados para formar um capital.

O valor desse título é acordado entre o proprietário e o inquilino, sem a necessidade de um fiador, e deverá ser quitado em um único pagamento. 

Caso você fique inadimplente, o proprietário pode solicitar o resgate do título de capitalização e utilizar o valor para quitar os débitos não pagos do aluguel. Porém ao final do contrato de locação, se todas as obrigações forem cumpridas, o inquilino poderá ter 100% da reserva de capitalização de volta com os valores atualizados. 

 

Seguro fiança

 

O seguro fiança é uma opção cada vez mais utilizada, por apresentar vantagens para o locatário, para a imobiliária e principalmente para o inquilino. Segundo a advogada Jeane dos Santos, o benefício do seguro fiança é que a seguradora paga o proprietário de imediato. “Nas outras opções para alugar uma residência o dono do imóvel só recebe depois do despejo, mas nem sempre essa garantia é a melhor opção para o locatário”, oferece uma maior tranquilidade e segurança para o dono do imóvel. 


Para o inquilino algumas das vantagens é o fim do constrangimento de encontrar um fiador, além de uma maior agilidade para aprovar o contrato de locação e a possibilidade de parcelamento do seguro em vários meses. 

O valor do seguro fiança geralmente fica entre uma ou duas vezes o valor do aluguel. Porém muitos fatores podem alterar esse valor, é necessário sempre buscar a maior quantidade de informações antes de contratar o seguro. 


« Voltar