Como pintar uma parede nova, ou seja, apenas no reboco?

Veja algumas dicas de como pintar uma parede nova, ou seja, que esteja apenas no reboco. Veja as etapas e os cuidados que você deverá tomar para alcançar um resultado mais adequado.

Acabamento

A pintura é um processo muito importante para dar um acabamento em uma casa e permitir que ela seja habitada pelas pessoas. Uma parede nova ou só com reboco pode até ser usada, mas existem vários problemas de você habitar em uma casa só com reboco e sem pintura, como problemas com iluminação, possibilidade de mofo ou infiltrações nas paredes, sujeira já que a parede nova solta um pouco de areia, entre outros.

Para pintar uma parede nova é preciso preparar bem para que ela possa receber a pintura e dar um acabamento melhor, embora possa não haver consenso, acredito que os passos abaixo sejam o ideal para você preparar e pintar uma parede nova.

Lixar

A primeira coisa que você deve fazer é passar uma lixa de gramatura bem grossa como 60 ou 80 para eliminar o excesso de areia que fica no reboco depois que ele seca. Mas essa lixa deve ser passada apenas para eliminar excesso e não deve ser muito forte para não criar ranhuras na parede. Corra a lixa bem de leve e depois que terminar use uma vassoura para eliminar o excesso de areia que ainda ficou na parede.

Tudo isso se a parece estiver bem seca e livre de umidade. Lembre-se que o ideal é esperar uns 30 dias após ser rebocada. Este é um prazo para que o reboco seque completamente, mas isto pode variar muito de região para região e de acordo com a época do ano. As condições climáticas são determinantes para que a parede fique em condições de ser pintada.

Aplicar massa corrida ou selador

Se a parede foi interna o ideal é você fazer a aplicação da massa corrida para corrigir eventuais defeitos na parede e deixar a superfície uniforme e lisinha, dando sim um acabamento melhor. A massa corrida deve ser aplicada em duas demãos e após aplicação de cada uma delas você deverá lixar para permitir que ela fique com acabamento perfeito. A última etapa da lixação deverá ser feita com ajuda de uma lâmpada para permitir que você enxergue pequenos defeitos e assim possa corrigi-los.

No caso de paredes externas ou muros onde normalmente não se aplica a massa corrida, é recomendável você aplicar um selador antes de aplicar a tinta para que você tenha um melhor aproveitamento da pintura posteriormente.

Aplicar a tinta

Após os processos acima estar devidamente concluídos, entra-se com a pintura o que deve ser feito em duas demãos, respeitando os prazos estabelecidos pelo fabricante entre uma demão e outra e desta forma é possível obter um resultado mais adequado pintura da sua casa.

Compartilhe: